Trajes

“A Beira Alta veste de luto”disse um dia Pedro Homem de Melo. 
Rancho Folclórico do Caçador veste sobriedade, distinção, humildade, austeridade nas cores e rigor nas medidas de vestuário feminino.
Os trajes que veste são cópias dos usados no século passado, de cores sóbrias onde predomina o burel, salpicadas aqui e além de tons mais alegres.

                                                                                                                        
 Caçador em tempo de caça
Veste calça e colete de burel castanho, camisa de linho, chapéu de aba 8 cm, espingarda, coelho à cintura, plainas de cabedal nas pernas, para defender do tojo das matas, o corno, para levar o chumbo e a lata, para transportar a pólvora para depois fazer os cartuchos.


                                                       
Noivos em dia de casamento
O Noivo veste de preto, calças, casaco e colete de burel preto, camisa de linho e um laço preto para dar um ar da sua graça, chapéu preto e bota preta;
A Noiva enverga um fato de armur preto composto por casaco e saia, blusa branca e lenço de seda, meia de renda e sapato preto. Na mão, na altura levava-se Flor de Laranjeira, como sinal de pureza.




Menina que ia pagar a décima com o avô
Traje de Romaria, composto por saia e colete de lã, blusa de gorgorina, chinelas meia de renda, facha e uma bolsa que era onde levava o dinheiro e o talão para ir, com o seu avô, pagar a décima que era o imposto cobrado na altura.




Homem que ia vender as flores feitas de papel, transportando-as no seu baú
Traje de burel castanho (tanto pode ser de cor castanha como preto), camisa de linho, botas de sola e chapéu preto de bures.
Representa o homem que se deslocava à Romaria com o seu baú onde transportava flores de papel, feitas manualmente na nossa região, em que cada uma continha uma quadra alusiva ao namoro:
“Com isto não te enfado mais
Amor do meu coração
Manda-me dizer se queres
Aceitar a minha mão”
As flores eram expostas numa toalha de linho que continha alinhavos e que depois era pendurada em local bem visível para serem observadas por todos.




Trajes de Romaria
Nas mulheres são constituídos por saia de lã, blusa de gorgorina, podendo ter ou não um avental bordado, onde vai o cesto merendeiro, onde se transporta a merenda para comer no fim da Romaria.
Nos homens o traje é de burel castanho ou cinzento, camisa de linho, bota de sola e chapéu.



Trajes de Ver a Deus
São trajes mais ricos, sendo nos homens de burel preto podendo mesmo ter casaco, na mulher os fatos são de armur, podendo ser de saia e casaco ou saia e colete, meia de renda, chinelas ou sapatos, lenços de seda e chailes de merino.




Trajes de Trabalho
Os Trajes de trabalho são mais ou menos escuros, salpicadoa aqui e além de tons mais alegres; predomina o riscado, a gorgorina, a xita, lenços chineses ou de lão, chapéu de palha, cerolas, plainas de lã nas pernas, para evitar os tojos,aventais, que tanto servem para trazer um produto hortícola no regaço como para embrulhar os filhotes, tamancos de pau, que  tanto arretam o calor como o frio.
As capuchas e as mantas servem para arretar do frio e embrulhar os filhotes.
Também existem saiotes de flanela vermelhos, que servem por um lado para embrulhar as crianças em altura de sarampo, como para limpar quando as mulheres andavam com as regras.




Trajes de Moleiros
São trajes de trabalho, onde predomina o riscado, lenço de linho branco, avental, tamancos, a taleiga da farinha e o pico para picar a mó.










  






1 comentário:

  1. Boa tarde eu gostava de coprar um lenco tradisional de viseo mas no sei como e de onde pode de dar uma informacao

    ResponderEliminar