terça-feira, 2 de julho de 2013

30º Festival Nacional de Folclore do Rancho do Caçador


O Rancho Folclórico do Caçador realizou no passado sábado, dia 29 de Junho o seu trigésimo  Festival Nacional de Folclore.
30 anos de Folclore tinham que ser comemorados com um grande festival e com a presença de grupos de folclore de elevada qualidade.
E foi o que aconteceu, juntamente com o Rancho Folclórico do Caçador, estiveram presente para dar brilho a esta data e a este festival, o Rancho Folclórico "As Lavradeiras" de Arcozelo, Santa Maria Adelaide - Vila Nova de Gaia, o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré - Gafanha da Nazaré, o Rancho Folclórico do Sorraia - Coruche e o Rancho Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém - Guimarães. 

 


Na associação, durante a tarde preparou-se o repasto, composto pela famosa sopa de pedra, para além de um delicioso arroz com carne de porco, supervisionado pela Tia Emília, com o auxilio de mais alguns componentes do rancho, para ser servido ao grupos participantes.
 


Uma noite de Verão, que teve o condão de atrair até ao nosso recinto centenas de pessoas para ver o Festival.
Como é habitual a preceder o festival, as entidades presentes, nomeadamente o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Viseu, o Prof. Lemos e o Representante da Junta de Freguesia de Rio Loba, tiveram oportunidade de fazer um pequeno discurso de boas-vindas e fazer a entrega das lembranças aos grupos participantes.

A apresentação do festival coube, mais uma vez, ao nosso amigo Miguel de Almeida.


Foram cerca de vinte minutos de atuação de cada grupo, onde podemos ver e ouvir a diversidade de folclore que vieram desde o Ribatejo até ao Baixo Minho.

Rancho Folclórico "As Lavradeiras" de Arcozelo

 Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré
 
Rancho Folclórico do Sorraia
 
Rancho Folclórico de Caçador
 
Rancho Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém
 
Como é apanágio do Caçador, a arte de saber receber quem nos visita, não deixou indiferente os grupos que nos visitaram, e é a forma que temos de retribuir a gentileza, da forma como somos tratados e acarinhados nas terras por onde passamos.




Um agradecimento, a todos os componentes e alguns amigos, que colaboraram de perto na organização de festival. Mais uma vez ficou demonstrada a união e a garra destas gentes do caçador, e que sem o contributo de todos, tudo se tornaria mais difícil.
 
O nosso orgulho é verificar a satisfação por parte de quem nos visitou e sentir que o Caçador será lembrado pelas melhores razões.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário